A AMPLIFICAÇÃO DA DEMANDA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UMA ANÁLISE NO SETOR DE MERCEARIA BÁSICA
Resumo
A gestão da demanda é um tema emergente no campo de conhecimento da gestão da cadeia de suprimentos. O que se busca com a gestão da demanda é a rápida e adequada integração das necessidades originadas do mercado na direção dos fornecedores, de modo a balancear e alinhar estrategicamente a demanda com a capacidade operacional ao longo da cadeia de suprimentos. O alinhamento da demanda na cadeia de suprimentos enfrenta dificuldades progressivas como, por exemplo, a falta de precisão nas informações, perdas devido a desperdícios, falta ou excesso de estoques, provocando ineficiência e ineficácia no atendimento a clientes, redução do giro de estoque e alto índice de obsolescência agravada pela grande diversidade de produtos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar os desafios da implantação do processo de gestão da demanda na cadeia de suprimentos de produtos de mercearia básica. O método de pesquisa foi o estudo de caso considerando como empresa focal o atacadista distribuidor Martins e nove de seus principais fornecedores de produtos de mercearia básica. Os resultados mostram que o compartilhamento de informações, desenvolvimento de um plano de negócios em conjunto e o seu acompanhamento diminuem o efeito da amplificação da demanda na cadeia de suprimentos analisada. Porém, verifica-se que mesmo diante de um alto nível de transparência de informações, abertura e confiança entre os agentes, como também compartilhamento de metas conjuntas, ainda existe a amplificação da demanda, ocasionando o efeito chicote.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482014000100011
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448