LOGÍSTICA COLABORATIVA: UM ESTUDO COM FORNECEDORES DE SUPERMERCADOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo acerca da logística colaborativa de fornecedores de supermercado de pequeno e médio porte. A metodologia utilizada teve como base um levantamento de dados, por meio de questionário estruturado, junto aos principais fornecedores dos setores supermercadistas. Para a análise, foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas, análises univariadas, e análises fatoriais para simplificação de variáveis. Como resultados, foram criados nove indicadores para medir o grau de colaboração e desempenho dos fornecedores em relação aos seus clientes supermercadistas. Por meio destes, foi possível concluir que os fornecedores, de uma forma geral, apresentaram bons níveis de desempenho de serviço. Já para os indicadores da colaboração, os resultados foram mais baixos, o que indica que apesar dos fornecedores oferecerem bons níveis de serviço ao parceiro, a cultura colaborativa que permeia as operações logísticas não seja necessária em termos operacionais ou as suas vantagens não seja uma evidência para uma melhora do desempenho logístico sob a ótica dos clientes supermercadistas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482013000300011
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448