ANÁLISE DE PROCESSOS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA BASEADA NO USO CONJUNTO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E DO PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
Resumo
Dada a centralidade do uso da simulação computacional de eventos discretos e da técnica de Planejamento e Análise de Experimentos para o desenho e melhoria dos processos existentes nas organizações, este trabalho aborda o ensino destas técnicas no curso de graduação. O mesmo apresenta uma estratégia de ensino cuja ênfase recai na compreensão e análise do processo que será simulado e aperfeiçoado em contraste com abordagens existentes que privilegiam o conhecimento das rotinas e especificidades dos softwares dedicados a estas técnicas. A abordagem proposta é baseada nos trabalhos de Laguna e Marklund (2004), Hartvigsen (2005) e Mendenhall e Sincic(2012). A simulação computacional é feita por meio de planilhas eletrônicas utilizando-se o pacote SimQuick. O uso do Planejamento e Análise de Experimentos para otimização dos processos é feito por ANOVA e por meio da Regressão Linear Múltipla. Um caso realizado por um grupo de alunos é apresentado como recurso didático para esclarecer a estratégia de ensino proposta.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482013000400008
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448