CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
Resumo
A importância do tema inovação e o desejo em contribuir para o meio acadêmico e empresarial justificam este trabalho, que teve como objetivo identificar características que potencializam ou inibem a inovação no ambiente de uma empresa de informações para decisão de negócios. As etapas da pesquisa contemplaram o referencial teórico de publicações sobre a inovação, o levantamento dos principais fatos históricos da empresa e a aplicação do questionário Minnesota Innovation Survey (MIS), que analisa 29 dimensões divididas nos fatores de influência: ideias, contexto, pessoas, transações e resultados. O presente estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. O trabalho apresentou como resultado a análise dos fatores de influência do ambiente e sua contribuição para o desenvolvimento do processo de inovação na empresa estudada, permitindo afirmar que o ambiente analisado é propício à inovação, evidenciado pelas dimensões: eficiência percebida com a inovação, incerteza sobre a inovação, liberdade para expressar dúvidas, dependência de recursos, formalização no relacionamento, influência entre grupos, estágio da inovação, problemas identificados, complementaridade, liderança do time de inovação, aprendizagem encorajada, eficiência do relacionamento, escassez de recursos, grau de novidade, conflitos, processo de resolução de conflitos, duração do relacionamento, tempo dedicado à inovação, frequência da comunicação entre grupos e consenso/conflitos. No ambiente analisado, foram identificadas apenas duas dimensões consideradas pelos participantes do estudo como inibidoras à inovação: A padronização de procedimentos e a frequência da comunicação.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482012000400011
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448