ANÁLISE DA GOVERNANÇA PORTUÁRIA A PARTIR DA PATH DEPENDENCE THEORY: UM ESTUDO JUNTO AO PORTO DE VALÊNCIA

Guilherme Bergmann Borges Vieira, Roberto Birch Gonçalves, Gabriel Sperandio Milan, Francisco José Kliemann Neto

Resumo


Os portos vêm sendo cada vez mais estudados como aglomerados empresariais e um aspecto emergente na literatura é a coordenação dos atores pertencentes a estes aglomerados, ou seja, a governança portuária. Parte dos estudos busca relacionar o modelo de governança portuária com a performance dos portos, mas os resultados não são conclusivos, uma vez que a performance portuária também depende de uma série de outros fatores. Entre tais fatores estão os eventos passados, as escolhas anteriores feitas pelo porto, que impactam na sua competitividade presente e futura. Portanto, a governança portuária pode ser estudada a partir da perspectiva da dependência da trajetória (Path Dependence). Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as inovações relacionadas à governança portuária no Porto de Valência (Espanha) a partir dos pressupostos da Path Dependence Theory. Os resultados indicam que o Porto vem obtendo resultados positivos como decorrência de suas ações de governança. No entanto, sugere-se um constante monitoramento ambiental para evitar um possível ‘trancamento’ do Porto em uma trajetória desfavorável.

 


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DOI: 10.3895/S1808-04482013000300002

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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