O POSICIONAMENTO COMPETITIVO DE UMA EMPRESA ATUANTE NO COMÉRCIO VAREJISTA DE ARTIGOS ESPORTIVOS PELA ÓTICA DE SEUS CLIENTES

Guilherme Bergmann Borges Vieira, Cláudio José Müller, Francisco José Kliemann Neto

Resumo


A elevada concorrência em mercados cada vez mais exigentes tem provocado nas empresas uma contínua busca por um melhor posicionamento competitivo. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a analisar o posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos. Para tanto, foram identificados e analisados os atributos competitivos da organização a partir da ótica de seus clientes, com o propósito de avaliar a atuação da empresa, comparativamente à concorrência; identificar padrões de desempenho a serem buscados e estabelecer indicadores de avaliação. Os resultados indicaram que a empresa apresenta um desempenho geral elevado e os atributos que apresentaram maior desempenho percebido pelos clientes foram “prazo de pagamento” e “atendimento”. No que se refere à análise estatística, os atributos que apresentaram significância foram “preços”, “disponibilidade de produtos” e “atendimento”. Tais variáveis, conforme coeficiente de determinação (R2) encontrado na pesquisa, explicam 85,75% da variação da avaliação geral, o que justifica sua relevância. De posse desses resultados, a empresa poderá desenvolver estratégias para cada atributo, estabelecer indicadores de acompanhamento e, com isso, gerar vantagem competitiva a partir da oferta de maior valor ao seu público-alvo.

 


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DOI: 10.3895/S1808-04482013000300008

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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