AS ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE TRÊS MONTADORAS DE MOTORES PARA AUTOMÓVEIS – ESTUDOS DE CASO NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO

Aline Lamon Cerra, Jonas Lúcio Maia

Resumo


No Brasil, as atividades de Desenvolvimento de Produtos do setor automobilístico vêm sendo influenciadas por fenômenos específicos ao cenário brasileiro, como os motores de 1000cc e bi-combustíveis, bem como por alterações nas cadeias de suprimentos, resultantes da instalação de novas montadoras e da consolidação e desnacionalização do setor de autopeças.Este trabalho tem por objetivo comparar a autonomia concedida à estrutura de Desenvolvimento de Produtos de três montadoras de motores e também o esforço tecnológico delas que é realizado em conjunto com os fornecedores.Os resultados deste estudo demonstraram que essas empresas apresentam autonomia crescente em relação as suas respectivas matrizes no exterior para desenvolverem produtos a partir de outros já existentes, além da autonomia para realizarem inovações em processos de produção. Quando a montadora desenvolve um novo produto, demanda inovações na sua cadeia de fornecedores.

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DOI: 10.3895/S1808-04482006000100001

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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