ROBOCANO: UMA DINÂMICA ALTERNATIVA PARA ENSINAR E APRENDER GESTÃO DA PRODUÇÃO

Luciano Costa Santos, Cláudia Fabiana Gohr, Milton Vieira Junior

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica para o ensino de Gestão da Produção que propõe a aplicação de conexões de PVC, normalmente utilizadas em instalações hidráulicas, para simular operações de montagem que são comuns na indústria. O método de ensino seguiu a lógica dos modelos de educação cooperativa e colaborativa e foi desenvolvido em uma abordagem de pesquisa-ação, uma vez que as atividades propostas foram testadas e aperfeiçoadas durante as aplicações feitas em laboratórios de ensino. A aplicabilidade do método foi confirmada pelo feedback positivo recebido dos alunos envolvidos, obtido através de uma pesquisa realizada após um conjunto de aplicações. A atividade com conexões hidráulicas representa um exercício prático que contribui para a redução da lacuna entre teoria e prática no ensino de Gestão de Produção. Utilizando materiais simples e de baixo custo, os alunos são induzidos a simular um processo real a partir de um produto fictício.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482013000100006

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr