Estratégia de produção de uma empresa fabricante de peças para automóveis
Resumo
O desenvolvimento tecnológico intenso nas últimas décadas, proporcionado principalmente pela microeletrônica, a intensificação do comércio entre os países, o fornecimento global utilizado por grandes corporações, entre outros aspectos, têm tornado a competição nos diferentes mercados cada vez mais acirrada. Nesse cenário, a abordagem estratégica para a gestão da produção é fundamental para as empresas manterem-se competitivas. Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a estratégia de produção de uma empresa fabricante de peças para automóveis. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, realizado por meio de entrevistas, observação direta e consulta a fontes de dados secundárias. Como resultado conseguiu-se verificar: as prioridades competitivas destacadas pela empresa, sendo qualidade e entrega consideradas as mais importantes; as ações realizadas nas diversas áreas de decisão estruturais e infra-estruturais; e as ações nas áreas de decisão que contribuem para o alcance das prioridades competitivas da fábrica estudada. Para a melhoria da prioridade qualidade, destaca-se o trabalho realizado junto a seus fornecedores como a exigência de certificação de qualidade ISO 9001:2000; premiação aos fornecedores que mais se destacam em suas atividades; utilização de ferramentas da qualidade etc. Já para a prioridade entrega, as ações voltadas para desenvolvimento do PCP (planejamento e controle da produção), entre outras, têm contribuído de forma importante para o desempenho exigido na prioridade em questão.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/gi.v16n1.10306
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448