Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REFA aceitará para avaliação apenas trabalhos escritos no formato de artigo e será publicada exclusivamente na versão eletrônica. Todos os trabalhos serão arbitrados às cegas, por pares, e poderão ser publicados nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. Serão aceitos para publicação textos científicos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas ao Ensino de Física e/ou Astronomia.

A REFA destina-se a pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, professores da Educação Básica e Ensino Superior e público em geral com interesse na área de Ensino de Física e Astronomia

 

Políticas de Seção

Articulações em Ensino de Física e/ou Astronomia

Abrange artigos originais e os que se caracterizam como “Estado da Arte” ou “Estado do Conhecimento” (MAGALÃES JUNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências, 2. ed. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. Download:  https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/metodologia-da-pesquisa-em-educacao-e-ensino-de-ciencias).

A seção contempla as temáticas:
História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC e TDIC); Relações CTSA; Formação Docente; Ensino e Aprendizagem em Física e/ou Astronomia; Educação Inclusiva em Ensino de Física e/ou Astronomia; Metodologias Ativas e Processos Avaliativos no Ensino de Física e/ou Astronomia; dentre outras, desde que dialoguem com a produção da área e tragam novos e relevantes resultados, sobretudo nos aspectos metodológicos, para a área de Ensino de Física e Astronomia.

Editores
  • Camila Sitko
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiências

Seção aberta para relatos de experiências de profissionais que atuam em Ensino de Ciências e em suas interfaces, tanto na educação formal quanto não-formal. São trabalhos resultantes de investigações educacionais e reflexões sobre aspectos significativos, diversificados e de interesse ao campo das práticas de ensino, ou seja do Ensinar e Aprender Física e/ou Astronomia.

Editores
  • Oscar dos Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Produtos Educacionais em Ensino de Física e/ou Astronomia

Busca incorporar artigos originais que descrevam e analisem os resultados da utilização de Produtos Educacionais em ensino de Física e/ou Astronomia e que demonstrem a concepção, desenvolvimento e validação de tais produtos enquanto fruto de um processo de investigação científica na área de Ensino.

Editores
  • Gilson Schiavon
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos serão serão enviados para avaliação sem a identificação do(a) autor(a). O processo de seleção de artigos para publicação envolve a avaliação de membros do Conselho Editorial, de membros da Comissão Editorial e de pareceres de especialistas. Os artigos serão avaliados por pelo menos dois Assessores ad hoc (referees).

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr