Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação
Resumo
Este estudo de natureza bibliográfica, tendo por base autores como Almeida Filho (2015), Leffa (2011), Paiva (2010), Soares (2005) dentre outros, tem por objetivo refletir acerca dos desafios propostos ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, considerando essa competência linguística como oportunidade de prática social dos sujeitos, considerando a demanda da aquisição e uso do idioma na atualidade. A literatura atual sinaliza um panorama histórico desfavorável do ensino das línguas estrangeiras no Brasil, o que provocou a ausência de políticas de ensino de línguas estrangeiras. Em decorrência, a aquisição da língua inglesa, tão necessária aos dias atuais, não se estabelece por meio da escola e mesmo ancoradas por lei, as políticas públicas educacionais não favorecem esse letramento, sobretudo no que diz respeito aos investimentos no âmbito didático-pedagógico. Embora haja no mundo um grande número de indivíduos buscando competência linguística para se comunicar por meio do inglês, percebe-se lacunas e insucessos no processo de ensino-aprendizagem deste idioma nos espaços escolares, e, em especial, nas escolas públicas que figuram como reflexos da trajetória histórica do ensino de Línguas estrangeiras em territórios brasileiros. Constatou-se descasos e fragilidades ao longo dos anos relacionados ao ensino do inglês no país, bem como a urgente necessidade de otimizar a prática pedagógica de docentes da área através da potencialização das políticas educacionais de formação de professores, de modo a atender a demanda desse processo de letramento. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma efetiva com as reflexões na área de linguística aplicada e na formação docente
Palavras-chave
língua inglesa; ensino-aprendizagem; panorama histórico; letramentos
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v9.n24.7544
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.