Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente

Victor Antonio Penayo, Larissa de Bortoli Chiamolera Sabbi

Resumo


A escassez dos recursos naturais alavancado pelo consumismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la de forma lúdica como novo método de aprendizagem. Apresentou-se um teatro e aplicaram-se um questionário a 30 alunos de uma 6ª série de Foz do Iguaçu. Constatou-se que: 40% associam o conceito de lixo a sujeira e poluição; 57% separam os materiais que são recolhidos por catadores; 73% citaram como importantes os aspectos econômicos e ambientais da coleta seletiva, 67% responderam corretamente os materiais que podem ser reciclados. Durante o teatro notou-se interesse dos alunos, 30% destacaram a importância da reciclagem, 23% a importância da preservação, 17% proteção a natureza. Faz-se necessário realizar atividades ambientais, construindo novas visões sobre a educação ambiental, abolindo-se os métodos tradicionais e buscar novas estratégias de ensino.

Palavras-chave


Separação de resíduos; Reciclagem; Conservação do meio ambiente; Ensino Fundamental.

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DOI: 10.3895/recit.v8.n22.5168

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