Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental

Luzinete Aparecida da Silva, Cidmar Ortiz dos Santos

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar as diferentes concepções do processo avaliativo no ensino aprendizagem escolar. Analisar de que forma a avaliação contribui para o processo de desenvolvimento e conhecimento dos educandos para formação cidadã e social. E, para atingir o objetivo proposto, serão observadas diversas teorias de diferentes autores. Tendo em vista, que, a avaliação é concebida por muitos professores e educadores como parte integradora ao processo de ensino. Nessa perspectiva, pretende-se observar, o ato amoroso de avaliar, a forma diagnóstica, classificatória, contínua, os diversos instrumentos utilizados para coleta de dados para o desenvolvimento desse processo entre outras ações aplicadas pelos professores, como forma de obter os resultados dos conteúdos ensinados em sala de aula, dos avanços ou fracassos dos avaliados e, com base nos resultados, planejar intervir de modo a reforçar ou mudar a prática e conteúdos trabalhados, de acordo com a proposta pedagógica respeitando a especificidade de cada educando ou, seja, a forma com que cada educando apresenta para assimilação do conteúdo. A avaliação da aprendizagem deve permitir ao professor e ao educando, meios de diagnosticar os fatores positivos ou negativos no que tange o ensino e a aprendizagem.


Palavras-chave


avaliação; aprendizagem; desenvolvimento.

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DOI: 10.3895/recit.v8.n22.5115

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