O desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais: entendendo o desafio a ser enfrentado

Orlete Ferraz Neves, Henry Charles Brandão

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo, verificar as possibilidades de integração das crianças com deficiência em uma escola regular do ensino fundamental, visualizando as melhorias e oportunidades que as instituições podem promover para que haja a inclusão. Além disso, o projeto procura novas oportunidades de auxiliar as crianças com deficiência, sejam elas físicas ou intelectuais, no processo ensino-aprendizagem e na socialização dessas. Para realizar do trabalho foi solicitado o auxílio da psicopedagoga da escola, com a finalidade de avaliar os estudantes, portadores de deficiências durante as aulas regulares. As turmas analisadas cursam do 6º ano ao 9º ano escolar do ensino fundamental. No trabalho, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevistas com os alunos portadores de deficiência, para que, juntamente com a análise da profissional, fosse possível avaliar as principais dificuldades existentes hoje na instituição de ensino, os principais fatores que dificultam a inclusão desses nas salas de aula, buscando formas de saná-los dentro da escola.

Palavras-chave


necessidade;educação especial;educando

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n22.4962

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr