O filme comercial de animação como recurso didático nas aulas de ciências

Eliane Cristina Costa, Henry Charles Brandão

Resumo


O presente artigo justifica-se pela perspectiva de integração de uma proposta de trabalho com o uso de filme de animação às necessidades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem significativa para o ensino de Ciências. Nesse artigo, em atendimento ao objetivo proposto, apresentamos o resultado de uma análise do filme “Procurando Nemo” como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual, pertencente ao Município de Sarandi, região noroeste do Estado do Paraná. A pesquisadora utilizou-se da sala de aula como ambiente natural para a coleta de dados e o aluno foi o sujeito chave do processo de investigação. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser classificada como qualitativa. Os componentes, imagens e sons que compõem um filme podem subsidiar o estudante na construção do conhecimento escolar na análise que é percebida no enredo fílmico.


Palavras-chave


Filme de animação;Ensino de ecossistemas; Conceitos científicos

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DOI: 10.3895/recit.v8.n21.4960

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