Práticas de ensino de sociologia no Paraná

Maiara Pereira Barros, Camila Menoncin

Resumo


O artigo apresenta uma discussão pedagógica e sociológica acerca do uso da arte na prática de ensino-aprendizagem da disciplina de sociologia no ensino básico. Traçamos breves apontamentos da trajetória do ensino de sociologia em nosso país ressaltando os contextos histórico-sociais que permeavam as entradas e saídas da disciplina do currículo do ensino básico. A partir da relação entre arte e vida, estabelecemos uma articulação entre o uso da arte como componente da ação pedagógica dos professores de sociologia e as contribuições que a arte traz à formação humana. A fim de reconhecer a forma como a arte é utilizada nas práticas de ensino propôs-se o uso de duas matrizes tipológicas do uso da arte no cotidiano escolar, considerando que a forma como o professor direciona o uso da arte na sala de aula poderá nos falar sobre seu projeto de educação, sobre a forma como o mesmo considera que o cotidiano escolar está articulado com a sociedade e a formação humana de seu aluno em sua totalidade.


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Arte; Formação Humana

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DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4872

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