A importância da leitura para a alfabetização

Tania Aparecida de Souza Gonçalves Sobral, Nelson dos Santos

Resumo


O artigo foi elaborado com base em observação e pesquisa com 26 alunos de 2º ano e 10 professores do ensino fundamental de uma escola pública, observando os problemas enfrentados no cotidiano da prática docente, teve como principal finalidade investigar a problemática da leitura e da alfabetização, sem deixar de lado a importância do letramento, ou seja, ler, escrever, interpretar e produzir diferentes tipologias textuais. Também levou em consideração o interesse que as crianças têm por algumas obras literárias, sejam elas contos de fadas, fábulas, ou, até mesmo, as mais simples histórias em quadrinhos que, embora não entrem em gêneros literários, exercem grande fascínio nas crianças. O que se espera com o desenvolvimento desse trabalho é evidenciar a contribuição da literatura e da leitura para alfabetização e, consequentemente, para a aquisição de meios para codificar e decodificar o mundo da escrita. Tão importante quanto os pontos citados anteriormente, a pesquisa também teve o intuito de desenvolver nos alunos o gosto verdadeiro pela prática da leitura de vários tipos e não apenas como fator social ou para obtenção de notas.           


Palavras-chave


leitura; alfabetização; letramento; escrita.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4824

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr