Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar

Maria Angela Chociai Gentile, Maria Fatima Menegazzo Nicodem

Resumo


Resumo

Este artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso da Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisando e observando vários educadores, pais e educandos, tornou-se possível elencar alguns meios, com os quais se percebem formas de proporcionar aos alunos, encaminhamentos ao desenvolvimento sócio emocional, para que possam amadurecer e conduzir suas próprias vidas, em qualquer ambiente escolar, familiar social. A pesquisa foi realizada com vários educadores questionando como é a sua formação acadêmica, para um melhor desempenho dos alunos. Aprender a administrar as emoções em todos os momentos, e em especial nos focos de tensão, potencializa o processo educacional e contribui para o desenvolvimento de pessoas emocionalmente saudáveis e com qualidade de vida. O papel da escola, por meio dos professores, é proporcionar  desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, como fundamental para a vida, como para o exercício da tolerância, dos aspectos da introspecção, da disciplina, da flexibilidade, do autocontrole, da motivação, da determinação, da autoconfiança, entre outros.


Palavras-chave


educação; escola; formação; mentes; sócio emocional

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4721

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr