Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
Resumo
O artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista dos alunos. Também se buscou compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets, notebooks e celulares, como meio para se conectar a este tipo de plataforma. Em paralelo, procurou-se identificar as boas práticas e possíveis indicadores que pudessem demonstrar que o google classroom realmente possa ser eficaz, quando bem aplicado para o aprendizado personalizado. No artigo são apresentadas noções sobre o processo de aprendizado híbrido, sala de aula invertida e personalização do aprendizado, além da própria ferramenta google classroom. Posteriormente, é descrita a metodologia utilizada no trabalho onde são relatadas as experiências em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados por meio de entrevistas exploratórias com alunos e com as aplicações práticas em uma escola pública de ensino médio. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre este estudo aplicado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v10.n25.8285
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.