A utilização da música como ferramenta pedagógica

Cibelle Aparecida Gobo Faria, Ricardo dos Santos

Resumo


Este projeto refere-se à importância da utilização da música como um recurso pedagógico e não apenas como instrumento. A escolha desse tema se justifica pelo fato que diferentes autores afirmam que a mesma é essencial no currículo da criança de zero a seis anos por promover a comunicação social, e a interação entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos do sujeito. O objetivo desse projeto é mostrar que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença na Educação Infantil, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso o que facilita a aprendizagem. Neste projeto serão trabalhados os conteúdos de linguagem, interpretação, desenvolvimento motor, percepção visual e auditiva; descrição de fatos e gravuras; gêneros textuais; tempo e espaço; natureza e sociedade. Com base nos diferentes autores pesquisados ficou evidenciado que a utilização da música na Educação Infantil é de suma importância para aprendizado da criança, podendo ser utilizado pelos professores como um recurso pedagógico eficiente, fazendo com que as crianças expressem seus sentimentos, emoções, facilitando assim o ensino e aprendizagem na Educação Infantil.

Palavras-chave


música; docência; Educação Infantil; aprendizagem

Texto completo:

XML PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n17.7392

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr