A MÍDIA NO ENSINO DE QUÍMICA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR
Resumo
No atual cenário da sociedade, é imperativo que se rompam antigos paradigmas educacionais para a construção de novas propostas baseadas em inovações tecnológicas. Partindo do pressuposto que a tecnologia deveria ser acessível a todos, entende-se que os ambientes escolares deveriam ser muito mais interativos e motivadores para a inovação. As habilidades tecnológicas dos alunos e a facilidade que demonstram ao lidar com o universo virtual podem ser bem aproveitadas em projetos em sala de aula. Esta realidade torna-se muito clara principalmente no ensino de Química. Com o avanço da tecnologia no mundo globalizado, observa-se a importância em buscar ferramentas que auxiliam e contribuam para o desenvolvimento escolar, buscando informações de relevante contribuição sobre a importância e a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino de Química. Através deste artigo, buscou-se descrever as concepções sobre as mídias e seu lugar no processo educativo, a partir do estudo da produção científica de alguns pesquisadores. Existe a necessidade em explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação. As mídias têm uma grande potencialidade na propagação do conhecimento, na divulgação dos valores dentro do contexto escolar e também na interação e integração entre diferentes tempos, lugares e culturas. O presente trabalho trata-se de uma Revisão da Literatura sobre o tema: A mídia no ensino de Química: a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática escolar, com objetivo de analisar artigos que tragam a suas contribuições para o ensino da química.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v12.n30.5199
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.