Escola e família: uma aproximação necessária à formação do estudante

Aline Alves dos Santos, Neron Alipio C. Berghauser

Resumo


A pesquisa objetivou investigar a importância e a influência da família no desempenho escolar do estudante, partindo-se da premissa de que é durante o processo de alfabetização que a relação entre escola e família pode apresentar mais destaque e gerar melhores resultados. Uma vez que os fatores relativos à vida extraescolar dos alunos podem impactar no aprendizado, é fundamental que a educação seja cuidadosamente planejada, organizada e implementada para informar aos pais sobre a vida escolar de seus filhos. Com o estabelecimento de vínculos de parceria entre educadores e familiares, o aprendizado torna-se potencialmente mais significativo e eficiente. O ideal é que a família e a escola tracem metas paralelas e de maneira simultânea propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem proporcionando a formação de cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade. Trata-se de uma pesquisa aplicada em uma instituição participante do Programa Federal de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Foram levantadas as percepções que os principais atores envolvidos com o programa possuem sobre a importância na melhoria dos resultados no aprendizado dos estudantes.


Palavras-chave


aprendizagem; vínculo familiar; educador

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DOI: 10.3895/recit.v8.n21.5183

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