A influência da prova Brasil no processo de ensino-aprendizagem

Aline Ramirez de Araújo, Evandro André Konopatzki, Ivone Teresinha Carletto de Lima, Angélica da Silva Lima Konopatzki

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional em larga escala no Brasil: Prova Brasil. O objetivo foi analisar a concepção de qualidade da educação básica através do sistema de avaliação educacional em larga escala adotado pelo MEC/INEP estudando a forma como esta avaliação influenciou a prática docente nas series iniciais do ensino fundamental I. As conclusões foram baseadas nas contribuições e críticas que este sistema tem proporcionado às práticas didático-pedagógicas nas escolas de educação básica e mostraram que a avalição pode influenciar o conteúdo abordado em sala de aula de forma negativa, pois no período que antecede a realização da prova os professores são orientados a focar os ensinamentos no conteúdo da prova, desprezando as diretrizes do Plano Curricular Nacional. Também foi observado que algumas secretarias de educação oferecem incentivo financeiro (14º salário) às escolas com alto desempenho nesta avaliação, priorizando o direcionamento do ensino para a prova e desestimulando outras disciplinas.

Palavras-chave


Avaliação; Currículos - planejamento; Educação - estudo e ensino;

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DOI: 10.3895/recit.v8.n19.5128

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