O ensino do aluno com deficiência intelectual

Miriam Silvério, Antonio Aprigio

Resumo


Este trabalho teve como temática o aluno com deficiência intelectual e as formas de levar o aprendizado até este, com objetivo de conhecer as dificuldades que este aluno apresenta e as maneiras que o ensino deve ser dirigido ao aluno com deficiência intelectual. Trata ainda sobre as necessidades encontradas para se trabalhar com esse público nas escolas e apresentar algumas técnicas que podem ser desenvolvidas pelos professores de maneira que não exclua o aluno e sim proporcione oportunidades de interação. Apresenta conceitos sobre a inclusão do aluno com necessidades especiais visando sua participação em todas as atividades focando em suas potencialidades, relata sobre os direitos que o educando possui quanto ao atendimento especializado por professores capacitados que atendam as necessidades apresentadas, o atendimento educacional especializado e práticas para a inclusão. Sobre as práticas pesquisadas que podem ser trabalhadas com o aluno com deficiência intelectual percebe-se que são práticas focadas em jogos interativos e educacionais de modo a estimular o aluno a desenvolver sua estrutura mental, sua autonomia e autoestima.


Palavras-chave


Métodos; aprendizagem; atendimento especializado; inclusão

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DOI: 10.3895/recit.v8.n19.5091

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