Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental?

Mara Brisch, Elizandra Sehn

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apontar os benefícios dos jogos pedagógicos no ensino de matemática. Os jogos fazem parte de uma etapa importante na vida dos alunos. É nessa etapa que o aluno aprende “brincando” (jogando). O jogo é um precioso momento de construção pessoal e social, onde o aluno explora sua moralidade, afetividade perante as situações desafiadoras e significativas presentes no jogar e inerentes à produção social do conhecimento. O resgate dos jogos pedagógicos faz-se necessário no ambiente escolar. Percebemos que a cada dia que passa os alunos tem menos contato com jogos ou até mesmo brinquedos voltados ao raciocínio lógico, pois o contato maior é com o mundo virtual. Nesse contexto é fundamental conceituar e caracterizar os jogos e os benefícios dos mesmos na educação. Para a corporificação do tema versado foi imprescindível uma pesquisa bibliográfica na qual foram empregados como fontes de estudo obras de grande pertinência sobre a temática, artigos científicos, livros e revistas pedagógicas.

 


Palavras-chave


matemática; aprendizagem; jogos pedagógicos.

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DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4875

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