O desenvolvimento da criança na educação infantil por meio do desenho

Viviane Terezinha dos Santos, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista

Resumo


Este artigo tem por objetivo fazer um estudo bibliográfico sobre o desenho na educação infantil, mostrando sua importância e a valorização na vida da criança, e ainda possibilitando ações para que a construção do seu desenho seja semelhante à sua expressão. Ao descobrir sua criatividade e despertando sua imaginação alguns pequenos traços, aos poucos vão produzindo dados de conhecimentos e se tornando criativos e lindos desenhos que vão ganhando cores e vidas. Essa pesquisa relata a importância da criança, com o objetivo de desenvolver suas ideias vigentes sobre o desenho de alguns autores na área da educação infantil. Acompanhando o avanço do desenho infantil, analisar o desenvolvimento das produções no decorrer das fases, isso possibilita trocas de ideias através dos acompanhamentos e evolução dos traços. Pretendendo provocar nos profissionais da educação e pais, um despertar sobre a curiosidade da criança e o prazer pelo desenho. A importância de praticar o desenho que vai evoluindo, passando por etapas até a construção do próprio pensamento da criança, que este conhecimento é construído a partir da sua relação direta com o objeto, assim são suas estruturas mentais que definem as suas possibilidades quanto à representação e interpretação do objeto. Por meio das cores e do desenho realizado pela criança pode-se fazer uma avaliação de seus sentimentos.


Palavras-chave


Traços; Desenho; Desenvolvimento

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n21.4794

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr