A música como apoio no processo de ensino e aprendizagem

Fabiana Renata Avanço, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista

Resumo


Na educação escolar, a música está inserida nas leis e nos documentos oficiais, entre os quais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei nº 9.394, de 1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), documentos estes que oferecem diretrizes para o atendimento e desenvolvimento integral da criança. Este artigo analisa a presença e a forma de utilização da música em práticas educativas da Educação Infantil, comparando realidade com as suas possibilidades de utilização, preconizadas por estudiosos do tema. Por meio de reflexões e questionamentos sobre as ações desenvolvidas nesse contexto educativo, pretende-se abordar as diversas possibilidades da música para a construção do conhecimento, fundamentadas por teóricos que a apontam como necessária para a criança e o processo de ensino e de aprendizagem.


Palavras-chave


música; ensino-aprendizagem; práticas educativas

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DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4782

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