A importância de contar história na educação infantil

Patricia Evellyn Costa, Janete Santa Maria Ribeiro

Resumo


O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, o qual tem como objetivo verificar a importância de contar histórias na educação infantil, mostrando a dimensão desse ato no desenvolvimento do imaginário, do lúdico, observando os benefícios que contar histórias trará para os alunos no seu faz de conta e, também, auxiliando no crescimento intelectual da criança através da sua interação com tal atividade. Além de, salientar a magnitude do papel do professor e dos pais para o desenvolvimento da leitura por prazer, analisando os benefícios que a leitura acarretará na vida escolar e cotidiana dos alunos. O presente estudo está permeado por pesquisa bibliográfica, utilizando livros, base de dados Scielo e revistas científicas. Através da pesquisa percebeu-se que a literatura infantil e a contação de história tem grande importância na motivação da aprendizagem das crianças, evidenciando que essa prática pedagógica desperta a imaginação, desenvolve a leitura, a escrita e a oralidade entre as crianças. Esse “faz de conta” oportuniza as crianças descobrirem as respostas para suas necessidades, tomando posições, solucionando problemas, experimentando outras formas de pensar, agir e ser.


Palavras-chave


Contar histórias; imaginação; leitura; trabalho

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n22.4771

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr