A utilização de imagens no ensino de história e sua contribuição para a construção do conhecimento

Silmara Regina Guedes, Maria Fatima Menegazzo Nicodem

Resumo


Resumo

Essa pesquisa se trata de uma investigação que procura identificar a importância do uso da imagem no contexto da sala de aula na disciplina de História, verificando como esse recurso visual pode contribuir na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo. Foi aplicado o filme “Invictus” a uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos mesmos alunos após assistirem ao filme, buscando analisar se o uso de imagens facilita o processo de ensino-aprendizagem e quais as vantagens da utilização adequada das mesmas para o aprimoramento do conhecimento adquirido.


Palavras-chave


Imagem; Ensino de História; Aluno; Conhecimento

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n21.4724

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr