Os desafios do professor no processo de inclusão, envolvendo escola e família

Maria Yvone Machado Guilherme, Maria Fatima Menegazzo Nicodem

Resumo


Resumo

O presente artigo se propôs à análise e reflexão a respeito das políticas de inclusão. Justifica-se a escolha desse tema, como forma de entender como se processa a inclusão de alunos na rede regular de ensino, perante uma sociedade que precisa vencer preconceitos, rever valores e buscar novos paradigmas diante de uma educação para todos. Considerando a importância da formação de professores e a necessidade de organização de sistemas educacionais inclusivos para a concretização dos direitos dos alunos com necessidade educacionais especiais, a Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade, envolvendo muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade.Outro aspecto a ser considerado é o papel do professor, pois é difícil repensar sobre o que estamos habituados a fazer. Pretende-se ainda favorecer ao professor a reflexão sobre sua realidade profissional e sua prática pedagógica, bem como sobre os ajustes que parecem ser necessários, para que se atenda às propostas contidas nas políticas educacionais para a efetivação da educação inclusiva.


Palavras-chave


Inclusão; Escola e Aprendizagem; Formação de Professores

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DOI: 10.3895/recit.v8.n22.4722

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