A utilização da mídia fílmica no ambiente escolar em curso de agentes educacionais

Camila Nunes de Oliveira, Maria Fatima Menegazzo Nicodem

Resumo


A relação entre mídia e educação é muito vantajosa na contribuição da aprendizagem, pois, abrange desde dimensões estéticas e cognitivas quanto psicológicas e até sociais. De modo especial, a mídia fílmica colabora inter-relacionando essas dimensões. Dessa forma, este trabalho abordou o conteúdo filme como um instrumento facilitador por meio de uma aprendizagem significativa. Com a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, 31 alunos responderam um questionário contendo 9 questões envolvendo filme. O trabalho teve por objetivo analisar até que ponto esse tipo de recurso didático pode contribuir para uma aula dinâmica e não simplesmente expositiva. Estima-se que seu uso nas escolas, entretanto, requer do docente certo conheci­mento das especificidades da linguagem cinematográfica, das abordagens das relações entre Cinema e História. Assim, o filme deve ser perce­bido como um documento que exige método recorte seleção de temas e adequado às situações plurais de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Contudo, buscou-se revelar de forma analítica, a importância da mídia fílmica para a educação escolar possibilitando o aprendizado, e a abertura para um leque de novos conhecimentos.



Palavras-chave


Mídias; filme; aluno; aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n17.4714

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr