Caracterização do perfil dos professores que atuam no curso técnico de enfermagem no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng da Cidade de Foz do Iguaçu

Maristela Flores da Silva, Janice Regina Braun, Ivone T. Carletto de Lima

Resumo


Estima-se que a excelência em educação depende do planejamento curricular, da ação dos professores para o alcance do objetivo com qualidade e também de não haver uma cobrança quanto à formação do professorado do curso técnico de enfermagem. É necessário que o professor enfermeiro compreenda os processos de ensino e de responsabilidades na docência para que possa assumir as responsabilidades de sua experiência prática profissional com eficiência e êxito. Este artigo tem como objetivo refletir e avaliar a formação profissional do Enfermeiro docente que atua na formação e capacitação dos alunos do curso de nível técnico de enfermagem. Os objetivos específicos compreendem caracterizar o perfil dos professores quanto sua formação, sua experiência profissional como docente, constatar e discutir as suas práticas  didáticas e o método de ensino utilizado pelos professores enfermeiros em sala de aula. A metodologia para a elaboração desta pesquisa de campo é de caráter quanti-qualitativo exploratório com elaboração e aplicação de instrumento próprio com aplicabilidade nos professores enfermeiros. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Colégio estadual Jorge Schimmelpfeng com os professores do colegiado do curso Técnico de Enfermagem.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v6.n13.4269

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr