Biologia e as novas tecnologias educacionais, um foco para a educação contemporânea

Maria Madalena de Carvalho Olivetti, Fernando Periotto

Resumo


Este trabalho aborda o tema tecnologia na educação com ênfase ao ensino de biologia, levando em conta a relação entre professores, alunos e as novas tecnologias na atual conjuntura em que se encontra a sociedade no contexto da intercomunicação. Baseado em tal reflexão foram pesquisados 88 professores da rede básica de ensino do município de Cascavel, Paraná e, como resultado, verificou-se pequeno avanço nas metodologias utilizadas em sala de aula em relação aos novos recursos tecnológicos, sendo categorizado o quadro negro como o recurso didático mais importante, seguido da TV como mídia e por último o computador. Apesar de admitir grandes vantagens no uso do computador nas aulas de biologia, a frequência de seu uso observada foi baixa devido às limitações técnicas constantes, à falta desse recurso nas salas de aula e à indisciplina nos laboratórios de informática. Por outro lado, ficou evidenciado que é o computador o recurso tecnológico preferido pelos alunos para aulas e demais atividades didáticas. Assim, foi constatado que as tecnologias, especialmente as digitais estão fortemente incutidas na vida das pessoas, especialmente daquelas em idade escolar, sugerindo a releitura e a adaptação dos modelos clássicos pedagógicos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v5.n11.4218

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr