Uma análise pontual da educação tecnicista restrita à lógica neoliberal

Tiago Alberto Silva, Ricardo dos Santos

Resumo


Este trabalho teve como temática, compreender as relações entre a educação, o trabalho e a sociedade contemplando especificamente a redução das condições de estudo tanto em relação à formação docente quanto inerente ao contexto dos discentes. Ademais, problematiza as características da formação e educação ofertada pelo Estado e pelo mercado que objetiva unicamente moldar indivíduos para vender a aptidão física ou intelectual para o trabalho, desconsiderando outros pré-requisitos que são essenciais, para uma formação de cunho denso, social, político, crítico e transformadora. Para a superação de tal quadro é necessário uma educação desconectada com o ideário neoliberal que privilegia o lucro e a produção, ou seja, uma formação que não se reduza aos critérios mercadológicos e simplistas. Conclui-se que a pedagogia tecnicista atrelada ao prisma neoliberal culpabiliza os discentes pelo fracasso escolar quanto pelo fracasso profissional, ocultando por sua vez, a participação e interferência da estrutura social, do Estado e da sociedade na formação da classe trabalhadora.


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DOI: 10.3895/recit.v4.n8.4135

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