A universidade tecnológica brasileira: contribuição para outra sociabilidade?

Luiz Alberto de Azevedo

Resumo


O trabalho objetiva debater a Universidade Tecnológica Federal (UTF) como instituição educacional supostamente voltada às necessidades de formação tecnológica da sociedade brasileira. Para tanto, apoiamo-nos na concepção de institucionalidade de Anísio Teixeira para as universidades, o que pode ser apropriado para pensar de forma crítica a educação tecnológica redimensionada e em expansão hoje, iniciada a partir da instalação das 19 “Escolas de Aprendizes e Artífices” destinadas “aos pobres e humildes” por Nilo Peçanha, em 1909. Imbuídos de uma base teórico-metodológica de caráter ontológica associada à análise documental, pretendemos problematizar a atual política de educação tecnológica do governo federal que, munido do argumento discursivo da visão de outra “institucionalidade”, inibiu Escolas Técnicas, Escolas Agrotécnicas e Centros Federais de Educação Tecnológica a potencializar essa mesma Rede consolidando o modelo de UTF, como fez ao transformar o CEFETPR em UTF (Lei no 11.184/2005). O governo ainda publica a Lei no 11.892/2008, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, numa perspectiva de atendimento unilateral aos arranjos produtivos, ficando aquém da concepção de ser social para uma educação tecnológica que implique radicalmente outra sociabilidade e, nesse ínterim, da formação omnilateral e politécnica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva debater uma Educação Tecnológica e Universidade Tecnológica Brasileira para além das determinações sob a lógica do capital e, portanto, centradas nos conceitos de omnilateralidade e de politecnia (Marx e Manacorda), comprometidas com o desenvolvimento científico-tecnológico-social.

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DOI: 10.3895/recit.v1.n2.4111

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