Alfabetização matemática de jovens e adultos: choque entre os conhecimentos informal e formal

Levi Lopes Teixeira

Resumo


Este trabalho discute o confronto entre os conhecimentos informal e formal, característica da alfabetização matemática de adultos. Aponta algumas das reações do adulto analfabeto diante da formalização de um conhecimento que ele detêm. Formalização que ocorre de forma mecanizada e sem significado aparente, proporcionando um ensino deficiente que não contribui de forma significativa para o crescimento do aluno, seja ele um crescimento intelectual, social ou econômico. Barrando aspirações legítimas do adulto em processo de alfabetização. 

Palavras-chave


Alfabetização Matemática, conhecimentos Informal e Formal.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v2.n3.4099

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr