Atividades lúdicas virtuais e suas aplicações como ferramentas educativas nas instituições de ensino a distância
Resumo
As contribuições da ludicidade para o aprendizado sócio-construtivista vêm sendo amplamente reconhecidas por todos aqueles que dele participam, sejam eles alunos, professores ou instituições de ensino. Da mesma forma, a Educação a Distância tem passado por transformações que comprovam ser esta uma modalidade de ensino legítima e eficaz. Apesar disso, a utilização de atividades lúdicas no ensino a distância não é vista com muita frequência e com bons olhos. Este artigo busca identificar os entraves que impedem a união de ambos os temas, além de demonstrar sua aplicabilidade através de relatos sobre projetos ludo-pedagógicos bem-sucedidos na Educação a Distância. Também visa a analisar, através de uma pesquisa etnográfica envolvendo os docentes em EaD da UTFPR, campus de Medianeira, os principais problemas que dificultam a implementação de atividades lúdicas nos cursos de ensino a distância e sugerir, a partir da análise dos resultados encontrados, aliados a uma prévia pesquisa bibliográfica, ideias para a aplicação de atividades lúdicas, como forma complementar de aprendizado a distância, nas instituições de nível superior que trabalham com esta modalidade de ensino.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/recit.v1.n2.4098
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