Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica

Ana Maria Simões Ribeiro, Fernanda Almeida Marcon, Rudimar Antunes da Rocha

Resumo


O presente trabalho objetivou investigar a configuração da produção científica acerca da gestão estratégica de marketing em incubadoras de empresas de base tecnológica. As incubadoras são organizações que contribuem para a diminuição dos índices de mortalidade de pequenas empresas (RAUPP; BEUREN, 2008), sendo a gestão estratégica de marketing parte fundamental neste processo (ZOUAIN; SILVEIRA, 2006). Para responder ao problema de pesquisa, foi realizado um estudo bibliométrico em bases de dados nacionais e internacionais. Um total de 32 artigos, publicados entre 1997 e 2017, foi analisado e constatou-se que existem poucos estudos com relação ao tema pesquisado. A frequência de publicação, as temáticas de marketing abordadas e os tipos de estudos realizados estão descritos nos resultados deste trabalho.


Palavras-chave


Gestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa Bibliográfica

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DOI: 10.3895/recit.v11.n27.11601

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