Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia é um periódico quadrimestral, de caráter multidisciplinar da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que tem por missão ampliar e divulgar o conhecimento sistematizado e construído por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas no contexto acadêmico nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Engenharias.

 

A cobertura temática da RECIT abrange, em primeiro nível, Multidisciplinas, em segundo nível, Interdisciplinar além de outras áreas que desenvolvam pesquisas que contribuam com a ciência.

 

O periódico tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica em nível local, regional, nacional e internacional divulgando os avanços científicos e tecnológicos conquistados pela comunidade acadêmica em diversas áreas do conhecimento e de abrangência da revista. Oferece ainda um veículo de publicação que possibilite experimentar todo o processo de submissão, avaliação e divulgação de resultados de trabalhos de pesquisa / científicos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado do Paraná e do Brasil.

Busca incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimento por professores e alunos de graduação e pós-graduação. Além de oferecer e manter um banco de artigos técnico-científicos de qualidade em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, nas áreas Multidisciplinar, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Engenharias.

 

A RECIT prima pelo uso inteligente e responsável do conteúdo e de serviços do portal. Ao navegar pelo portal e/ou participar de forma interativa de algum dos serviços oferecidos no mesmo, o usuário se compromete a não enviar ou transmitir conteúdo algum que:

 

Indique, incentive e/ou promova a discriminação sexual, racial, religiosa ou qualquer outra violação dos direitos fundamentais e/ou das liberdades garantidas pelas leis jurídicas;

Induza ou incite a atuar de forma ilegal ou que constitua em si mesma violações e/ou infrações à legislação vigente;

Leve a conclusões errôneas por consequência de sua inexatidão, ambiguidade, excesso, omissão ou similares;

Induza ou incite qualquer pessoa a se envolver em práticas perigosas, de risco e/ou que atentem contra a saúde e o equilíbrio psíquico das pessoas;

Infrinja as normas legais ou regulamentos sobre o sigilo das comunicações, propriedade intelectual, direito à honra e à intimidade pessoal ou familiar ou qualquer disposição relacionada à natureza dos conteúdos e/ou serviços;

Contenha informações falsas, parciais ou não atualizadas;

Incorpore elementos, conteúdos, mensagens, formatos, produtos e/ou serviços ilícitos, violentos, pornográficos ou degradantes;

Contenha vírus ou programas que possam danificar o funcionamento de outros computadores;

Contenha publicidade, materiais promocionais e outras formas de oferecimento de serviços, incluindo, sem caráter limitativo, as correntes de dinheiro, mensagens não solicitadas, etc.

A Coordenação da Revista adverte que, que exime de qualquer forma de responsabilidade, em virtude da prática de plágio seja ele parcial ou integral, como por exemplo textos, gráficos, vínculos e/ou os conteúdos de alguns artigos, pois podem ter sido incluídos dados não ser verídicos ou desatualizados. A Revista tampouco garante o cumprimento das normas vigentes em relação aos conteúdos citados. É sabido que não se pode controlar ou editar os conteúdos fornecidos por terceiros antes de serem publicados, nem tampouco pode-se assegurar a remoção do material inapropriado após a sua publicação. As publicações de terceiros não representam a opinião, crença ou intenção da Revista Inovação e Tecnologia nem da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira, bem como de todos os seus editores.

 

A Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia não se responsabiliza pela interpretação e/ou pela forma incorreta com que ficar expresso no portal, bem como no uso indevido das informações ali disponibilizadas. Tampouco será responsável pelos prejuízos diretos ou indiretos causados por quem foi induzido a tomar ou omitir decisões e/ou medidas após consultar o portal. E ainda, a Revista não se responsabiliza pelos danos que sejam consequências diretas, indiretas ou remotas da interrupção, suspensão ou finalização dos fornecedores dos serviços ou informações descritas por meio de seu site.

 

De certa forma, caso o usuário tenha dúvidas sobre as políticas da Revista, favor entrar em contato pelo endereço eletrônico fabianaschutz@utfpr.edu.br

 

As publicações são aceitas nos seguintes idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

 

Políticas de Seção

Editorial

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Designar artigos para avaliação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de reflexão ou de analise de aspecto filosófico, ético ou social

A Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia publica resenhas e ensaios os quais são definidos, neste contexto editorial, como uma síntese sobre um trabalho científico. No que diz respeito à resenha tem-se em seu escopo, as seguintes modalidades: resenha-resumo e resenha-crítica. Para o ensio entende-se um texto literário mais breve, explicitando ideias e reflexões acerca de um determinado tema ou trabalho.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiências

A  relevância  de  um  relato  de  experiência  está  na  pertinência  e  importância  dos problemas que nele  se  expõem,  assim  como  o nível de generalização na  aplicação de procedimentos ou de  resultados da  intervenção  em outras  situações  similares, ou  seja, serve como uma colaboração à práxis metodológica da área à qual pertence. Para escrever um relato de experiência, o pesquisador deve abordar um  trabalho específico ou uma experiência de laboratório, descrevendo a etapa experimental de forma completa, relacionando tudo o que diz respeito a esse trabalho. Não se incluem nesta categoria relatos meramente descritivos, levantamentos estatísticos ou relatos históricos ou administrativos, que não caracteriza uma pesquisa científica com seus componentes de pergunta ou hipótese, método científico de análise, descrição dos resultados em cotejo com a literatura. A linguagem deve ser clara, objetiva e simples, deixando transparecer a clareza do raciocínio e características do método científico. Os aspectos formais que devemos ter em conta são:  
a)  Organização e estrutura do trabalho;
b)  Redação e estilo;
c)  Apresentação dos resultados, tabelas e gráficos;
d)  Correspondência  entre  as  referências  citadas  no  texto  e  as  referências bibliográficas do final do trabalho.                 


 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo de revisão de literatura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Inicialmente, os artigos submetidos à RECIT são avaliados pelo editor e pelos editores associados, responsáveis por analisar a adequação dos manuscritos aos objetivos e às normas da revista. Uma vez aprovados, os artigos são encaminhados (sem os nomes dos autores) a pares de consultores, selecionados entre os membros do Conselho Editorial da revista ou entre especialistas ad hoc.


O tema dos manuscritos representa o critério principal para a escolha dos pareceristas. São necessários dois pareceres favoráveis para a aceitação do artigo. Em caso de divergência entre os consultores, o editor decidirá pela recusa do manuscrito ou pela submissão a um terceiro parecerista. Os nomes dos consultores também são mantidos em sigilo. 


Assim que a aceitação ou a recusa do trabalho for definida, ela será prontamente comunicada aos autores. Artigos aprovados serão encaminhados aos autores para eventuais alterações sugeridas pelos pareceristas ou pelo editor da revista, devendo ser reenviados com as mudanças recomendadas no prazo máximo de 45 dias.


A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre do editor. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Corpo Editorial da revista, de acordo com critérios e normas operacionais internas.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Áreas de Atuação da Revista

Multidisciplinar

Esta área tem como objetivo atuar na identificação, formulação, análise e busca de soluções para os
problemas novos, e cada vez mais complexos, que se apresentam em diversas áreas de interesse da atividade humana que requerem abordagens multidisciplinares e interdisciplinares, demandando a atuação
de profissionais com formação diversificada, com equipes multidisciplinares para tratá-los com a abrangência e profundidade necessárias.

Ciências Exatas e da Terra

Esta área tem como propósito a publicação de artigos científicos inéditos que representem um avanço efetivo ao conhecimento. Está aberta a trabalhos relacionados às subáreas descritas na classificação do CNPq.

Ciências Agrárias

A área de Ciências Agrárias publica artigos científicos sobre os seguintes temas: Ciências Ambientais; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Agronomia e Zootecnia.

Ciências Humanas

Esta área tem como objetivo publicar trabalhos científicos nos seguintes domínios do saber: Ensino Aprendizagem, Educação, História, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Geografia Humana.

Ciências Sociais

Os artigos científicos publicados na Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia para a área das Ciências Sociais abrangem os conhecimentos relacionados com os diversos aspectos sociais do mundo humano. Desta forma objetiva-se publicar artigos que demonstrem crescimento dos saberes acerca da vida social de indivíduos e grupos humanos inseridos nas mais variadas formas de organização. A área das Ciências Sociais da Revista publica pesquisas das áreas afins, embora, por sua política editorial, priorize trabalhos relacionados com os seguintes temas: Biblioteconomia, Estudos da Comunicação, Economia, Administração, Contabilidade, Ciência Política, Estatística e Psicologia Social.

Engenharias

Esta área tem como propósito a publicação de artigos científicos inéditos que representem um avanço efetivo ao conhecimento. Está aberta a trabalhos de áreas afins, embora priorize, em sua política editorial, as diversas áreas de engenharia, que constituem o núcleo principal de sua abordagem: Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia de Transportes, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica.

 

Orientações para Avaliadores

Roteiro sugerido para avaliação dos artigos

 

Orientações para Editores

Roteiro para encaminhamentos do artigo para avaliação

 

Indexação

Classificação no WebQualis – Capes (Quadriênio 2017-2020 / Última versão disponível na Plataforma Sucupira):

  • B3

Indexadores/Repositórios:

1. Sistema Latindex - Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal:

http://www.latindex.org/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=20447)

 2. Open Archives Harvester - Public Knowledge Project:

https://pkp.sfu.ca/ohs/

 3. DOAJ - Directory of Open Access Journals:

https://doaj.org/toc/2175-1846

 4. IBICT / SEER - Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas:

http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=2422&Itemid=109

 5. Sumários de Revistas Brasileiras:

http://www.sumarios.org/revistas/revista-eletr%C3%B4nica-cient%C3%ADfica-inova%C3%A7%C3%A3o-e-tecnologia

 6. GeoDados:

https://geodados-pg.utfpr.edu.br

 7. Portal de Periódicos Capes:

http://www.periodicos.capes.gov.br

 8. CNEN - Portal LivRe! é o portal desenvolvido pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN - Centro de Informações Nucleares, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet:

https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/ConsultaPorLetra.asp?Letra=R

 9. ABEC - Associação Brasileira Editores Científicos - Revista disponibilizada no Portal de periódicos:

http://www.abecbrasil.org.br/revistas.asp

 

Sistema de Submissão e Publicação

Sistema de Submissão: fluxo contínuo

Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Sistema de Publicação: ahead of print

Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica. Isso será feito até que se encerre a composição de um novo fascículo.

 

Declaração de ética e boas práticas de publicação

A Revista Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia declara:

 

  • Manter altos padrões de ética e de boas práticas de publicação;
  • Se compromete com os princípios internacionais recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE, orientando seus autores (as), editores (as) e membros do Conselho Editorial a pautarem seu comportamento de acordo com esses princípios;
  • Todas as questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores;
  • Nos casos em que o (a) autor (a) identifique erros ou imprecisões no próprio trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente ao conselho editorial da revista e cooperar para a devida correção dos problemas encontrados no artigo;
  • Na avaliação dos manuscritos do seu conteúdo intelectual, o Conselho Editorial e avaliadores (as) devem respeitar o Princípio da impessoalidade e da Transparência. É expressamente proibida qualquer discriminação de raça, gênero, classe, nacionalidade, crença religiosa ou ideológica que interfira no processo de avaliação dos manuscritos do conteúdo intelectual;
  • Quaisquer desvios das regras mencionadas acima devem ser informados ao Conselho Editorial para resoluções rápidas.

 

AUTORES 

 

No processo de submissão dos manuscritos, precisam declarar seguir padrões éticos de publicação:

 

  • A contribuição é original e inédita;
  • O manuscrito não está sendo avaliado para publicação por outra revista, caso contrário deve-se justificar em "comentários do editor";
  • O texto foge às situações descritas em Politica de Plagio

 

Além dessas declarações, os autores comprometem-se a:

 

  • Caso o trabalho seja resultado de pesquisa com humanos, os autores devem ser anexar Termo de consentimento livre e esclarecido - TCLE, devidamente assinado pelo paciente mencionado, permitindo sua publicação e mantendo o seu anonimato;
  • Restringir a autoria do texto submetido aos autores que fizeram contribuições significativas ao trabalho, ou seja, a inclusão de coautores que não participaram diretamente da pesquisa e, consequentemente, do trabalho submetido foge aos princípios éticos de publicação;
  • Divulgar a (s) fonte (s) de apoio financeiro para a execução da pesquisa;
  • Revisar o texto a partir da pertinência dos comentários feitos pelos pareceristas, buscando absorver a maior parte deles; caso considere algum comentário não pertinente, explicar ao editor o porquê da sua não absorção. 

 

PARECERISTAS

 

Membros do conselho editorial da revista ou outros professores doutores de conhecimento notório, que atuarão como pareceristas ad hoc, avaliarão os manuscritos submetidos sob sua responsabilidade de forma objetiva, clara e pautada em argumentos. Isso implica que comentários inadequados, irônicos ou ofensivos não são aceitos nem aceitáveis. 

 

Ao serem contatados os pareceristas devem notificar imediatamente os editores se estão disponíveis para avaliar os textos e/ou se sentem qualificados para realizar a avaliação, tendo em vista que o manuscrito pode não estar dentro do escopo de pesquisa do avaliador.

 

Ao aceitar avaliar o manuscrito o parecerista se compromete a:

 

  • Seguir o critério de confidencialidade sobre o manuscrito e seu processo de avaliação;
  • Rejeitar a tarefa de avaliação se houver conflito de interesse, ou seja, se a sua avaliação privilegiará o autor por haver, entre parecerista e autor (ou empresa ou instituição de pesquisa), algum tipo de relacionamento ou ligação;
  • Tendo conhecimento da existência de semelhança substancial entre o artigo sob avaliação e outros textos já publicados, notificar os editores imediatamente.

 

EDITORES

 

Responsáveis pela decisão final sobre a aceitação ou não dos manuscritos avaliados pelos pareceristas. Entretanto, essa decisão não é arbitrária e/ou aleatória, pois é pautada pelas avaliações feitas pelos pareceristas, pelo foco e escopo da revista, pelas diretrizes para os autores e pela originalidade do manuscrito, ou seja, artigos que incorram em problemas éticos, como difamação, violação de direitos autorais e plágio (inclusive autoplágio), serão rejeitados para publicação. Diante disso, durante todo o processo de avaliação dos manuscritos, os editores não levam em consideração raça, sexo, orientação sexual, religião, etnia, nacionalidade ou posição ideológica dos autores. Ademais, os editores seguem o princípio máximo de confidencialidade, ou seja, somente os editores possuem informação privilegiada sobre a autoria dos textos em avaliação, sendo, dessa forma, vetada a divulgação de qualquer informação sobre os autores ou os textos submetidos a terceiros. Seguindo os princípios éticos supracitados, os editores se comprometem a:

 

  • Fazer uma verificação prévia dos manuscritos submetidos, a fim de investigar alguma instância de plágio por meio de programas antiplágio e a inexistência de indicação autoral no manuscrito a ser enviado aos pareceristas;
  • Escolher pareceristas que não possuam conflito de interesse com os autores;
  • Proteger a identidade dos pareceristas.

 

Havendo, portanto, reclamações éticas sobre algum manuscrito submetido ou publicado, os editores devem tomar as decisões cabíveis.    

 

 


 

Política de plágio

Os manuscritos submetidos a esta revista passarão por procedimentos de investigação de possíveis plágios, anteriormente ao envio para a avaliação às cegas.

A Revista Eletrônica Cientifica Inovação e Tecnologia busca cumprir com os critérios de originalidade dos trabalhos publicados e de informação das fontes das ideias apresentadas. Dessa forma:

  • Faz uma primeira análise do material submetido utilizando um programa antiplágio;
  • Caso encontre irregularidades, o autor será contatado para que faça as mudanças necessárias e o reenvio do manuscrito;
  • Caso a irregularidade persista, os editores reservam-se no direito de recusar o trabalho para possível publicação.

Se houver comprovação de algum tipo de plágio de texto já publicado, a Revista se reserva no direito de retirar o texto do sistema. 



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr