Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Computação Aplicada ao Agronegócio tem como missão estimular o avanço das técnicas de computação no âmbito do agronegócio, incluindo a automação e mecanização do campo, a agricultura de precisão, a otimização de processos da agropecuária e da agroindústria em geral.

A Revista Brasileira em Computação Aplicada ao Agronegócio visa atender a demanda de publicação de trabalhos realizados por pesquisadores das áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Agronomia, Engenharia Elétrica e áreas afins, que visam desenvolver pesquisas aplicadas ao meio Agrícola e Agroindustrial.

Desta forma, os trabalhos a serem publicados no periódico abrangem não somente uma área específica, estimulando-se as mais variadas áreas que possuem conversa/relação com o agronegócio.

A publicação, com periodicidade semestral, publica artigos originais e de revisão em fluxo contínuo.

Estão previstos artigos científicos fruto de pesquisas as quais a área da Ciência da computação (1.03.00.00-7) e suas subáreas forem aplicadas para solução de problemas relacionados ao agronegócio. Dentre as áreas previstas, estão:

  • Banco de Dados (1.03.03.03-0): Utilização de recursos e sistemas gerenciadores de bancos de dados para armazenamento e análise de dados, contemplando técnicas e demais recursos disponíveis na criação de sistemas especialistas;
  • Sistemas de Informação: (1.03.03.04-9): com ênfase em Inteligência Artificial, abrange técnicas de mineração de dados, aprendizado de máquina, agentes inteligentes aplicadas a dados de quaisquer segmentos relacionados ao agronegócio;
  • Engenharia de Software (1.03.03.02-2): com ênfase a Interação Humano-Computador, consiste na aplicação e avaliação de técnicas e interfaces que visam inserir a sistemas ou recursos de informática no meio agrícola e agroindustrial;
  • Processamento Gráfico (1.03.03.05-7): Aplicação de técnicas computacionais para o processamento de imagens relativas às áreas abrangentes ao agronegócio;
  • Hardware (1.03.04.01-0): Abrangendo a utilização de recursos e arquiteturas de hardware aplicadas à solução de problemas relacionados ao agronegócio, tendo ainda ênfase em robótica, sistemas embarcados e sensoriamento, relacionada à automação de processos agrícolas e agroindustriais, e que possam reduzir os riscos e esforços humanos de trabalhadores destes segmentos; Também relacionada a utilização de técnicas e sensores para obtenção e controle de recursos computacionais aplicadas ao agronegócio.

Tendo em vista a divulgação e maior teor de impacto do periódico proposto, serão aceitos para avaliação, artigos escritos nos idiomas Português e/ou Inglês. Apesar do aceite para avaliação de artigos escritos em idioma Português, após a aprovação para publicação, deverá ser sugerida a publicação em idioma Inglês objetivando o melhor impacto do periódico.

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação será iniciada pelo editor, que observará a adequação do artigo às exigências mínimas de qualidade e foco observadas para a revista sendo encaminhado ao editor de área que fará a indicação e convite aos avaliadores, iniciando-se a avaliação double-bind por pares, composta por banco de pareceristas com dois revisores externos e um revisor interno.

 

Periodicidade

A submissão de artigos à RBCAA é de fluxo contínuo.

A publicação, com periodicidade semestral, publica artigos originais e de revisão em fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr