Mudanças na percepção da qualidade de vida durante o aprendizado do Reiki

Fabiana Christ Sehnem, Elisabete Pereira, Morgana Kretzschmar, Caroline Valente, Caio Mauricio Mendes de Cordova

Resumo


OBJETIVO: Avaliar eventuais mudanças da percepção da qualidade de vida por parte dos reikianos durante o processo de aprendizado do Reiki.

MÉTODOS: Foi avaliada a percepção da qualidade de vida através do questionário WHOQOL-Bref. O questionário foi aplicado aos sujeitos antes do aprendizado dos níveis I (n=146), II (n=62) e III (n=48) do curso e depois do nível III (n=10). Os resultados de cada questão e dimensão do questionário foram categorizados por nível e a significância das mudanças de escore foram analisadas pelo teste t de Student (questões individuais) e ANOVA (Dimensões).

RESULTADOS: O escore global de percepção da qualidade de vida foi maior antes do Reiki nível II (n=62) do que antes do Reiki nível I (n=146) (ANOVA, P<0,001), e antes do Reiki nível III (n=48; P<0,001). O domínio físico apresenta melhora significativa (ANOVA, P<0,001) logo após o nível I do Reiki. Isoladamente, houve melhora significativa (teste t de Student, P<0,05) na percepção de segurança, do ambiente físico, da disponibilidade de informações, da satisfação com o sono, da capacidade de desempenhar suas atividades e da capacidade para o trabalho, bem como diminuição dos sentimentos negativos ao longo do aprendizado do Reiki.

CONCLUSÕES: O Reiki melhora significativamente a percepção da qualidade de vida dos reikianos durante o seu processo de formação.


Palavras-chave


Reiki; Qualidade de vida; Práticas integrativas e complementares; Estudo de eficácia; WHOQOL.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v11n4.9897

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr