Qualidade de vida e atividade física de idosos centenários

Giovana Zarpellon Mazo, Aline Costa Machado, Artur Rodrigues Fortunato, Lucas Gomes Alves, Raquel Ester Lima da Silva, Inês Amanda Streit

Resumo


OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida e a atividade física de centenários residentes na mesorregião Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

MÉTODOS: O estudo foi composto por seis centenários com função cognitiva preservada, sendo quatro mulheres (média de 101,3 anos) e dois homens (média de 101 anos), residentes na mesorregião Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O instrumento de coleta de dados foi o Protocolo de Avaliação Multidimensional do Idoso Centenário, elaborado pelo Laboratório de Gerontologia (LAGER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), construído para o estudo SC100: estudo multidimensional dos centenários de Santa Catarina. Deste protocolo foram utilizadas as questões referentes à identificação do idoso e às características sociodemográficas, o rastreio cognitivo (miniexame do estado mental), a avaliação da qualidade de vida (EUROHIS-QOL-08) e a atividade física em média semanal do número de passos/dia (pedômetro).

RESULTADOS: A maioria dos centenários apresentou uma qualidade de vida satisfatória, com escore acima de 80 pontos e variação de 304 a 3.691 passos/dia com média semanal de 1.609,5 passos/dia, sendo a média das mulheres 899 passos/dia e a dos homens 3030 passos/dia.

CONCLUSÕES: Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevada percepção QV, constatou-se que o nível atividade física e a média do número de passo/dia auferidos foram inferiores ao recomendado para idosos saudáveis longevos. A percepção mais positiva de QV foi a relacionada ao ambiente e a mais negativa com a saúde relatada.


Palavras-chave


Centenários; Atividade física; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v10n3.8083

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr