Incapacidade/deficiência em mulheres com câncer do colo de útero: abordagem de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF/ICF)

Luciana Castaneda, Anke Bergman, Shamyr Sulyvan de Castro, Rosalina Koifmann

Resumo


OBJETIVO: Verificar a percepção das mulheres com câncer do colo do útero sobre a incapacidade/deficiência tendo como referência a estrutura e a linguagem biopsicossocial proposta pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF/ICF).

MÉTODOS: Estudo do tipo série de casos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas abordando informações sociodemográficas e do estado clínico, além de componentes biopsicossociais, com 20 mulheres com câncer do colo do útero. O procedimento para descrição da percepção foi feito pela análise dos corpos textuais e ligação com o modelo biopsicossocial da CIF/ICF.

RESULTADOS: Após a ligação das informações da entrevista semiestruturada das mulheres com os componentes da CIF/ICF, a maior frequência de relato de incapacidade/ deficiência foi para o componente Atividade e participação (41,6%), seguido de Fatores ambientais (25,2%), Funções do corpo (19,5%) e Estruturas do corpo (13,7%).

CONCLUSÕES: Os achados sugerem que a percepção das mulheres sobre a incapacidade/deficiência afeta diferentes componentes do modelo biopsicossocial. A incorporação da percepção das usuárias nas rotinas de planejamento do cuidado em saúde é fundamental para o alinhamento das linhas de cuidado para mulheres com câncer do colo do útero com a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde.  


Palavras-chave


Neoplasia do colo uterino; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Reabilitação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v10n2.7481

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr