Qualidade de vida relacionada à saúde de crianças obesas

Matheus de Sousa Pantoja, Márcia Bitar Portella, Louise Menezes da Cunha, Ana Victória Martins Lima, Ismari Perini Furlaneto

Resumo


OBJETIVO: Comparar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de crianças obesas com sexo, idade e local de estudo, e as diferenças com crianças eutróficas.

MÉTODOS: Foram selecionadas 80 crianças de 8 a 12 anos, sendo 40 eutróficas e 40 obesas ou com sobrepeso. A qualidade de vida foi mensurada através da aplicação da versão brasileira do questionário Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL). Os dados foram expressos como mediana, percentis 25 e 75, mínimo e máximo. Para a comparação entre os escores de amostras independentes, foi utilizado o teste de Mann-Whitney e, no caso de três ou mais amostras independentes, esta foi efetuada pela análise de variância de Kruskall-Wallis com o pós-teste de Dunn.

RESULTADOS: Quanto ao sexo, foi constatado que meninas obesas ou com sobrepeso apresentam menor QVRS absoluta em comparação aos meninos de mesmo diagnóstico nutricional. As idades com menor qualidade de vida foram 8 e 12 anos. As crianças do serviço público apresentaram QVRS afetada duas vezes mais pela obesidade que crianças de serviço privado.

CONCLUSÕES: O sexo não influenciou a qualidade de vida das crianças, entretanto observou-se tendência à menor qualidade de vida no sexo feminino. A idade não foi um fator modificante. O local de estudo (serviço público) influenciou na qualidade de vida.


Palavras-chave


Obesidade infantil; Crianças; Qualidade de vida; PedsQL.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v9n4.6939

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr