Perfil do estilo de vida de mulheres de meia-idade participantes do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

Elenira de Oliveira Ferreira, Antonio Anderson Ramos de Oliveira, Danilo Lopes Ferreira Lima

Resumo


  

OBJETIVO: Identificar o perfil do estilo de vida de mulheres de meia-idade participantes do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

MÉTODOS: Estudo do tipo transversal, realizado com 50 mulheres com idade variando entre 40 e 59 anos. O questionário Perfil de Estilo de Vida Individual (PEVI), conhecido como Pentáculo do Bem-Estar, foi o instrumento de coleta de dados utilizado para a pesquisa. Para análise de resultados foi utilizado o Programa SPSS 22.0® sendo realizada a estatística descritiva através de frequência, média e desvio padrão e a inferencial através do Teste t para amostras independentes com nível de significância p<0,05.

RESULTADOS: A média de idade encontrada no grupo estudado foi 48,3±5,15 anos. A grande maioria delas (90%) apresentou um perfil positivo em seu estilo de vida, 10% regular e nenhuma negativo. Entre os componentes avaliados, atividade física e comportamento preventivo foram aqueles que conseguiram melhor média com 2,78±0,32 e 2,68±0,59 pontos, respectivamente. O componente nutrição foi o pior avaliado com média de 2,09±0,63. Ao ser utilizado o Teste t para amostras independentes com nível de significância p<0,05 na comparação das médias de cada componente com o estado civil, levando-se em consideração as que vivem sós e acompanhadas e, dividindo-se por faixa etária (de 41 a 49 e de 50 a 59 anos), não foi observada nenhuma significância.

CONCLUSÕES: Os componentes atividade física e comportamento preventivo foram os mais importantes para determinar um estilo de vida positivo das mulheres de meia-idade que participam do PELC.


Palavras-chave


Mulher; Meia-idade; Qualidade de vida; Atividade física; Estilo de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v9n1.5328

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr