WHOQOL-Pain: um instrumento de avaliação da qualidade de vida para pessoas que convivem com dor crônica física

Bruno Pedroso, Gustavo Luis Gutierrez, Claudia Tania Picinin

Resumo


OBJETIVO: Descrever o instrumento WHOQOL-Pain. Adicionalmente, será disponibilizada uma ferramenta para otimização dos cálculos dos escores e estatística descritiva do referido instrumento.

MÉTODOS: Trata-se de uma revisão teórica com enfoque nas publicações relacionadas ao desenvolvimento do instrumento WHOQOL-Pain. Para a realização do cálculo dos escores e estatística descritiva do instrumento foi construída a partir do software Microsoft Excel uma ferramenta de livre acesso.

RESULTADOS: O instrumento WHOQOL-Pain é composto pelo WHOQOL-100 acrescido de quatro facetas relacionadas à dor crônica física: Alívio da dor, Raiva e frustração, Vulnerabilidade, medo e preocupação, e, Incerteza. O WHOQOL-Pain é composto por 16 questões, sendo 4 questões em cada faceta, com respostas baseadas em escala do tipo Likert de cinco alternativas.

CONCLUSÕES: As questões pertencentes ao módulo adicional de dor e desconforto do WHOQOL-Pain são aplicadas em um bloco adicional de questões ao término das questões do WHOQOL-100.

Palavras-chave


Qualidade de vida; Dor crônica; Medição da dor.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v8n3.4522

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr