Avaliação da qualidade de vida em adolescentes do ensino médio do município de Canoinhas/SC

Peters Vater Westphal, Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Marcos Roberto Queiroga, Marcos Tadeu Grzelczak, William Cordeiro de Souza

Resumo


OBJETIVO: Comparar entre gêneros a qualidade de vida (QV) de adolescentes.

MÉTODOS: A amostra foi composta por 1066 alunos (495 meninos e 571 meninas), com idade entre 14 e 17 anos. Para avaliar a qualidade de vida dos escolares foi utilizado o Pentáculo do Bem-Estar proposto por Nahas (2006). Esse instrumento é composto por cinco dimensões do estilo de vida, sendo: atividade física, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento social. Em cada componente existem três questões com valores de zero a três. Os dados obtidos foram analisados através da estatística descritiva e o teste t para amostra independente com nível de significância de p<0,05.

RESULTADOS: Os alunos apresentam estilo de vida satisfatório. Os meninos apresentam melhores resultados na variável atividade física e controle do estresse em relação ao grupo de meninas. Já as meninas apresentam resultados significativos na variável comportamento preventivo. Nas variáveis nutrição e relacionamento social não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos.

CONCLUSÕES: Os meninos apresentaram um melhor estilo de vida em relação ao grupo de meninas.


Palavras-chave


Adolescente; Estilo de vida; Atividade física.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v8n3.4090

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr