Influência do nível de atividade física na percepção da qualidade de vida em comunidade universitária

Erika da Silva Maciel, Grace Angélica de Oliveira Gomes, Jaqueline Girnos Sonati, Denis Marcelo Modeneze, Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, Roberto Vilarta

Resumo


OBJETIVO: Analisar a associação entre a qualidade de vida (QV) e o nível de atividade física (NAF) de uma comunidade universitária.

MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal e exploratório. Utilizou-se o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e o WHOQOL-100 para avaliação do NAF e da QV. Participaram 303 voluntários de uma comunidade universitária que aceitaram a responder os formulários via internet. Foram realizadas análises descritivas e de comparação entre os grupos ‘mais ativo’ e ‘menos ativo’ utilizando-se os Testes Qui-quadrado, T de Student e Mann Whitney considerando-se p <0,05.

RESULTADOS: A maioria dos indivíduos (64,0%) não atende a recomendação mundial de atividade física, sendo o maior percentual de indivíduos inativos a categoria dos docentes (84,0%). Quanto à percepção de QV, os resultados demonstram que, com exceção do domínio espiritualidade, todos os outros apresentaram maiores valores médios para os indivíduos praticantes de atividade vigorosa. Entre os praticantes e não praticantes de atividade vigorosa observou-se diferença significativa nos domínios Psicológico, Nível de independência, Meio ambiente e no escore geral de QV.

CONCLUSÕES: O NAF foi associado positivamente à QV dos voluntários, principalmente quando se trata da prática regular de atividade física vigorosa. Os resultados desse estudo reforçam a importância da atividade física regular e vigorosa para a promoção da QV nessa população e destaca o uso da internet como ferramenta de coleta de dados em grupos com acesso facilitado.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v8n1.3688

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr