Influência do nível de atividade física na percepção da qualidade de vida em comunidade universitária
Resumo
OBJETIVO: Analisar a associação entre a qualidade de vida (QV) e o nível de atividade física (NAF) de uma comunidade universitária.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal e exploratório. Utilizou-se o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e o WHOQOL-100 para avaliação do NAF e da QV. Participaram 303 voluntários de uma comunidade universitária que aceitaram a responder os formulários via internet. Foram realizadas análises descritivas e de comparação entre os grupos ‘mais ativo’ e ‘menos ativo’ utilizando-se os Testes Qui-quadrado, T de Student e Mann Whitney considerando-se p <0,05.
RESULTADOS: A maioria dos indivíduos (64,0%) não atende a recomendação mundial de atividade física, sendo o maior percentual de indivíduos inativos a categoria dos docentes (84,0%). Quanto à percepção de QV, os resultados demonstram que, com exceção do domínio espiritualidade, todos os outros apresentaram maiores valores médios para os indivíduos praticantes de atividade vigorosa. Entre os praticantes e não praticantes de atividade vigorosa observou-se diferença significativa nos domínios Psicológico, Nível de independência, Meio ambiente e no escore geral de QV.
CONCLUSÕES: O NAF foi associado positivamente à QV dos voluntários, principalmente quando se trata da prática regular de atividade física vigorosa. Os resultados desse estudo reforçam a importância da atividade física regular e vigorosa para a promoção da QV nessa população e destaca o uso da internet como ferramenta de coleta de dados em grupos com acesso facilitado.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v8n1.3688
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.