Fatores associados ao nível de atividade física entre estudantes universitários

Leandro Martinez Vargas, José Roberto Herrera Cantorani, Thaiane Moleta Vargas, Gustavo Luis Gutierrez

Resumo


OBJETIVO: Investigar a relação entre o nível de atividade física, os fatores socioeconômicos e o estado nutricional de estudantes de diferentes áreas do conhecimento das Faculdades Integradas de Itararé, SP, Brasil.

MÉTODOS: A amostra foi composta por 350 acadêmicos (175 para ambos os sexos). Para a avaliação do nível de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão longa. Para a avaliação do estado nutricional utilizou-se o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Os dados foram analisados por meio do software SPSS, versão 20.

RESULTADOS: Parcela significativa dos estudantes apresentou um IMC dentro do esperado (49,7%) para o estado nutricional, 15,5% apresentaram baixo peso e 25,4% e 9,4% apresentaram sobrepeso e obesidade, respectivamente. A média de minutos por semana destinados à prática de atividade física para os estudantes do sexo masculino foi significativamente superior à média das alunas do sexo feminino. Em relação à diferença entre os cursos, observou-se que os acadêmicos de Educação Física são os que praticam mais atividade física por semana.

CONCLUSÕES: Os acadêmicos que tendem a apresentar os maiores níveis de atividade física são os do sexo masculino, solteiros e do curso de Educação Física.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v7n3.3217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr