Influência da imagem corporal na qualidade de vida de estudantes de Farmácia-Bioquímica

Wanderson Roberto Silva, Bianca Gonzalez Martins, Juliana Alvares Duarte Bonini Campos

Resumo


OBJETIVO: Estimar as propriedades psicométricas do Body Image Quality of Life Inventory Brazilian Portuguese (BIQLI-BP) quando aplicado a universitários e verificar a influência da imagem corporal na qualidade de vida dos estudantes e sua relação com variáveis sociais e demográficas e com o estado nutricional.

MÉTODOS: Participaram 260 estudantes (81,9% do sexo feminino; idade: 20,9 anos - DP = 2,5 anos) do curso de Farmácia-Bioquímica de uma universidade pública brasileira. O BIQLI-BP foi utilizado como instrumento de medida. Foi estimada a validade de construto (fatorial e convergente) e a consistência interna (α) do BIQLI-BP. O ajustamento do instrumento foi verificado pelos índices qui-quadrado pelos graus de liberdade (c2/gl), Comparative Fit Index (CFI), Normed Fit Index (NFI) e Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA). A influência da imagem corporal na qualidade de vida foi estimada a partir da matriz de pesos de regressão obtida na análise fatorial confirmatória e utilizou-se a Análise de Variância (ANOVA) para comparar seus escores médios segundo as variáveis de estudo.

RESULTADOS: O BIQLI-BP apresentou ajustamento inadequado. Realizou-se refinamento do modelo; excluiu-se o item 15 e foram inseridas 9 correlações entre os erros dos itens. Após refinamento, o BIQLI-BP apresentou ajustamento satisfatório (c2/gl = 3,50; CFI = 0,91, NFI = 0,88, RMSEA = 0,09). A validade convergente esteve no limite do aceitável (VEM = 0,47) e observou-se confiabilidade adequada (CC = 0,94; α = 0,94). Verificou-se relação significativa apenas entre a influência da imagem corporal na qualidade de vida e o ano do curso (p = 0,008).

CONCLUSÕES: O modelo refinado do BIQLI-BP apresentou ajustamento satisfatório, validade convergente limitada e boa confiabilidade para amostra de estudo. Estudantes dos dois últimos anos apresentaram influência mais negativa da imagem corporal em sua qualidade de vida.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v7n4.3192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr